segunda-feira, 20 de abril de 2009

Chips & Clicks 1: O que é um jogo 4x?



Bem vindos á primeira edição do Chips & Clicks, com o Professor Rambo!

GRAAAAAAHHHH!!!!!
Então, mocinhas! Estou aqui para ensina-las sobre TECNOLOGIA e JOGOS! VOCÊS SABEM O QUE É TECNOLOGIA?!
É como você: Pode ser útil, é ótima de chutar quando não presta, e é feia.
VOCÊS SABEM O QUE SÃO JOGOS?!
É onde podemos explodir tudo e todos que odiamos, sem necessidade de sermos repreendidos! (Mas ninguem me repreende mesmo, isso é pra vocês só.)
Mas hoje, eu vou falar de jogos 4X. Em um jogo 4X, você especificamente não explode ninguem, mas manda soldados estúpidos fazerem isso, e morrerem enquanto você assiste com a segura separação da sua tela.
O 4X significa Explore, Expand, Exploit and Exterminate. Ou na língua BESTA de vocês: "Explorar, Expandir, Se aproveitar e Exterminar". Exterminar é minha parte favorita, mas vamos do começo.
Nesses jogos, você é um lider. Você manda! As criaturas inferiores que te servem, são suas escravas. As criaturas inferiores que não te servem, são comida pro seu cachorro. Você começa com um lugar que é garantidamente seu. Uma cidade, um planeta, um país, ou outra coisa assim. Então entra o primeiro X: Explore. Você precisa explorar o mundo ao redor da sua cidade, encontrar recursos pra manter sua cidade, territórios para construir novas cidades, entre outras coisas. Tudo isso com o objetivo final de dominar o mundo, preferencialmente com seus soldados esmagando todos que se opõem a você.
Explorou? Ajeitou suas coisas? Destruiu uns povos nômades pra aproveitar? Ótimo!
Agora é hora de você Expandir: Uma cidade só é inutil, você tem que ter um território maior, pra garantir que seu domínio seja total, e que ninguém ouse estar fora do seu comando. A não ser que você seja muito bom (ou seja, que nem eu), não vai conseguir conquistar tudo só expandindo. Você precisa SE APROVEITAR (exploit). Você tem um território temível, seus soldados estão todos prontos pra mastigar a cara dos inimgos, então o que você faz? Não, você não ataca ainda. Você chama o carinha de terno que fica no porão do seu Palácio Ditatorial, e manda ele fazer a diplomacia (isso me dá calafrios). Você usa ele pra contactar seus inimigos, e estrategicamente, finge ser um cara muito legal, lhes dá presentes, dinheiro, tecnologia (só as que são boas de chutar), e armas. Aí você fala "Meu amigo querido da nação verde, eu te faço tantos favores, que você me deve uma. É o seguinte, tá vendo aquela nação azul? Eu odeio eles. Você não quer entupir eles de porrada pra mim não?". Você deve estar se perguntando "Ei! Eu que quero entupir eles de porrada!". Calma, enquanto não pode, melhore seu exército, treine seus soldados para sobreviverem comendo terra, ensine-os a matar os inimigos de forma mais rápida e eficiente, e claro, o segredo de acertar sem mirar. Enquanto o seu "amigo" da nação verde quebra o da nação azul, os dois se enfraqueceram. É hora da minha parte preferida:
EXTERMINAR! EXTERMINAAAAAAAAAAAR!!!!
Agora sim! Você pega os seus soldados com coração removido cirurgicamente e trocados por blocos de concreto, e manda-os invadir a nação que estiver mais fraca. Você conquista um a um, detona tudo, quebra eles legal. Agora você tem o território de duas nações, então o que você faz? Aproveita e ataca a outra nação que você pos em guerra! Arranque as tripas deles, e faça-os rezar por uma morte menos dolorosa do que estiverem tendo! Você extermina seus inimigos, e prova que é um mestre da destruição. Depois disso, se sobrou algo que não é escravo seu no mundo, eles provavelmente vão passar a ser, ou serão destruídos lindamente.

Exemplos de jogos 4X
Sid Meier's Civilization (I, II, III, IV) (Todos acham que Sid Meier é um bom velhinho programador, mas na verdade ele é uma criatura de enorme poder que se alimenta das almas de seus inimigos. Meu ídolo e meu fã ao mesmo tempo.)
Galactic Civilizations (I, II) Esse é basicamente Civilization no espaço. Domine a galáxia, exploda os planetas de seus inimigos.
Existem outros, que basicamente imitam os conceitos lançados pelos 2 jogos acima.

Me despeço aqui! Tratem de entupir seus inimigos de balas. Quem não aparecer aqui na próxima aula com uma contagem de inimigos mortos maior que 5, vai virar um inimigo morto meu.

Um comentário:

  1. Rambo, eu disse que ia te zoar, então: Caraca, a imagem tá 1;3 cazuza(rosto) 1;3 professor(blusa) e a arma do rambo..UDUHSDHUSHDUHSDNSHDS
    Zoa, muito boa sua explicação, mesmo vc sendo um tirano, psicopata que quer dominar o mundo, cérebro...¬¬'

    ResponderExcluir